O Vilarejo

Quando você chegar ao pequeno porto de Nova Caraíva vai encontrar várias canoas a espera para fazer a travessia.

Com mochilas e bolsas acomodadas nas canoas a remo, é hora de embarcar. Dê uma olhada a seu redor; você vai começar a ser encantado.

Toda a fiação elétrica é subterrânea para não interferir na paisagem. Cada morador ilumina a sua porta como lhe convêm, luzes em árvores ou na porta das casas iluminam apenas o suficiente para as noites de lua nova.

O céu, o rio, o mar lá adiante e o mangue completando a moldura, um espetáculo da natureza para dar boas vindas.

Travessia

A travessia é rápida, alguns minutos e já se está do outro lado do rio e em outro universo, a Vila de Caraíva. Aproveite a travessia para tirar as primeiras fotos e trocar o tênis pelo chinelo. As ruas de Caraíva são todas de areia e andar calçado é mais difícil.

No porto de Caraíva vários carregadores oferecem os seus serviços para quem tem bagagem mais pesada. Eles também sabem informar onde ficam as pousadas e os campings.

Depois de se instalar é hora de começar a aproveitar de verdade. Para quem chega já no final do dia, a dica é ir ver o pôr do sol na barra, onde o rio encontra o mar e aproveitar para entrar totalmente no clima de Caraíva. Para quem chega pela manhã as opções são muitas. Pode começar com um banho de mar e depois comer um peixe em uma das barracas a beira da praia.

O Vilarejo

No vilarejo de Caraíva você encontra posto de saúde, delegacia, biblioteca da Escola Municipal, Igreja, farmácia, padaria e um pequeno comércio local. Existem dois telefones públicos, algumas operadoras de celular têm sinal na praia da barra. Mas não é sempre que funciona. Algumas pousadas e restaurantes possuem celulares rurais. Na rua do Porto das Canoas há um ciber café com conexão de internet.

Durante a alta temporada o número de visitantes cresce muito e é bom chegar já com a sua reserva, principalmente para o reveillon. Mesmo com o grande movimento, Caraíva tem forte personalidade de paraíso isolado.

Portanto, prepare-se para conhecer um lugar muito diferente, com estrutura simples, modo de vida particular, muitas histórias e uma beleza natural indescritível.